domingo, 9 de maio de 2010

De onde vem a sua força?

Livro de Jô: Capítulo 1
5Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
6 ¶ E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
7 Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
8 E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.

Quando falamos de força, imediatamente associamos a força física.Lembramos de muitos homens que por sua força venceram muitas batalhas e conquistaram.
Davi, Sansão, Gideão, Josafá, Josué foram grandes destaques.
Há uma promessa de Deus, sobre as nossas vidas:
Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar."Josué 1.9
Hoje queremos falar de uma força que vai além da nossa carne. Vamos falar da força espiritual. Muitos a conhece como determinação, fé, força de vontade, retidão, firmeza.
Na associação de força espiritual e conquista, Jô é um grande destaque.
Ele passou por grandes provas envolvendo a força física, pois teve doenças, mas as maiores conquistas estão relacionadas à força espiritual, já que teve que lidar com perdas familiares, financeiras e provações espirituais.
Mas de onde vinha essa força?

11 Qual é a minha força, para que eu espere? Ou qual é o meu fim, para que tenha ainda paciência?

Ele mesmo não entendia, mas Deus reconhecia que Jô era um homem forte, pois o destacou até para o Diabo como referencia de retidão.
Porém, Satanás pensava que a força de Jô vinha de suas posses.

9 Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
10 Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
11 Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face


Deus via tanto força de Jô que se sujeitou a poder ser humilhado por Satanás.
Imagine se Jô realmente negasse a Deus? Se depois de perder tudo ele tivesse murmurado e até amaldiçoado a Deus, como sua esposa o avisa sugerido?
Mas no caso de Jô a história foi diferente:
Quando um cristão peca ao Senhor o Diabo pode zombar e dizer: “Agora ele é meu, ele faz a minha vontade, ele não te ama”
Quando somos fortes Deus diz: “Ele verdadeira me ama, me serve”

• Toda vez que somos provamos, temos a oportunidade para Deus que verdadeiramente o servimos, provamos ao mundo e ao governo do mal que verdadeiramente servimos a Cristo.

Houve momentos que a força física de Jô o ajudou, a força financeira o acolheu....mas houve um momento em que somente a força espiritual fez com que ele continuasse a batalhar.
Ainda que estivesse praticamente no fim do povo, ele encontrava forças para honrar ao Senhor:
Jô Capítulo 27:
2 Vive Deus, que me tirou o direito, e o Todo-Poderoso, que me amargurou a alma;
3 enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus no meu nariz,
4 não falarão os meus lábios iniqüidade, nem a minha língua pronunciará engano.


Ele não musmurou, pois tinha força em Deus....Mas e quando não há força?

Veja esse vídeo:

Se por ventura...houve algum dia em que nem mesmo essa força espíritual você tiver, se acalme:

Primero porque o poder de Deus se aperfeiçoa em nossas fraqueza...

E em segundo, clame a ELe...diga que nao tem forças para sair do poço....Porque assim como ele fez no dia em que aceitou a ELe.....Deus vai descer a esse poço em que vc se encontra....te tirar e trazer para a maravilhosa luz

O Senhor te abençoe!!

2 comentários:

  1. Larisssa!

    Ótimo Post!

    que Deus continue lhe usando abundantemente!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Larisssaa!

    Excelente Post, que Deus continue lhe usando através desse blog poderosamente!

    Abraços!

    ResponderExcluir